sábado, 18 de junho de 2011

Redação nota dez

 

Buscar uma nota dez na redação do vestibular é uma das metas de qualquer vestibulando que se preza. No entanto, uma pergunta paira no ar: existe mesmo a tal redação nota dez, cantada em verso e prosa pelos professores? Quem alcança essa nota? O que é preciso fazer para chegar a ela?

Evidentemente que obter a nota máxima na redação não é mito, é verdade. Do mesmo modo é também verdade que não precisa nascer com dons paranormais para consegui-la; basta ter disciplina, vontade, determinação e treino. Aqui vão alguns conselhos úteis que, se bem trabalhados, podem resultar em textos da mais alta qualidade.

1. Leitura temática para adequação da proposta
Entende-se por leitura temática a associação entre a leitura e a interpretação cuidadosa do tema proposto pela banca e da coletânea apresentada. O ideal é ler atentamente, marcar pontos importantes, avaliar os conceitos emitidos, acentuar detalhes imprescindíveis e, fundamentalmente, produzir um projeto de texto que demonstre com precisão a capacidade de trabalhar o tema dentro do que foi solicitado.

2. Projeto de texto
Depois de uma boa leitura temática, o vestibulando deve projetar o que vai escrever, ou seja, deve limitar o texto às exigências, balanceado com o que ele sabe e pode trabalhar, tudo isso de maneira esquemática, atentando para incluir pontos que sejam importantes e não esquecidos quando da elaboração do texto. É fundamental lembrar que temos um espaço para escrever e, seja qual for o gênero, ele precisa atender aos limites impostos, daí a importância também do planejamento textual.

3. Coesão e coerência
Uma redação nota dez é aquela que apresenta ideias cuidadosamente dispostas, que permitam ao leitor uma compreensão exata do que se pretendeu escrever. Cabe então ao aluno dispor as partes que integram o texto dentro dos parâmetros adequados. É providencial também que os parágrafos estejam alinhados, os períodos bem organizados para que a leitura seja clara e sem dispersão. Para tanto, o uso correto dos conectivos torna-se fundamental. São eles que permitem esses ajustes e compõem as ligações exatas. A redação nota dez é aquela que prima pela coerência, ou seja, não desdiz o que vinha apresentando, não parte para as generalizações inexatas, nem mesmo transita pelas considerações infundadas.

4. Linguagem
 O que um examinador espera de um aluno que postula uma vaga na universidade? Que ele tenha domínio do trato linguístico, que ele seja capaz de conhecer e reconhecer as diversas linguagens, que saiba e possa comunicar-se dentro do mínimo necessário e exigido pela língua-pátria.
Para se produzir um texto nota dez, bem mais do que regras, é necessidade permanente de treino e avaliação. Ninguém produz um texto excelente da noite para o dia, sem que antes não tenha treinado muito, apreendido e desenvolvido todos os recursos disponíveis.

Professor de Redação e Interpretação de Textos do Curso Dom Bosco – Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário