quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como elaborar o gênero textual fábula!

COMO CRIAR UMA FÁBULA


A prova de Redação exige do candidato a produção de dois a quatro textos em determinados gêneros textuais. A lista dos gêneros textuais é divulgada com antecedência e, periodicamente, sofre mudança, mantendo parte dos gêneros textuais solicitados. A prova de redação é o principal instrumento de avaliação da capacidade de pensar, compreender e de expressar-se por escrito sobre um determinado assunto, além de avaliar o  domínio e o conhecimento dos mecanismos da língua culta.
A seguir, apresentamos a lista dos gêneros textuais que poderão ser solicitados para a produção da redação neste vestibular.

1. Artigo de opinião.
2. Carta de reclamação.
3. Carta do leitor.
4. Conto.
5. Fábula.
6. Notícia.
7. Relato.
8. Reportagem.
9. Resposta argumentativa.
10. Resposta interpretativa.
11. Resumo.
12. Texto instrucional.




A linguagem oral foi o artefato primordial para transmissão de cultura entre os povos. Entre as várias manifestações como a pintura, a dança, a música e outras manifestações, um gênero muito utilizado foi a fábula, não se sabe ao certo quem a criou, sua função é ensinar, alertar sobre algo que pode acontecer na vida real, ao criticar comportamentos ironizando a própria ação humana.

 As fábulas abaixo um produzida por Esopo, um escravo grego que viveu no século VI a.C e a segunda atualizada pelo escritor brasileiro contemporâneo Millôr Fernandes.

A gansa dos ovos de ouro

Um homem e sua mulher tinham a sorte de possuir uma gansa que todo dia punha um ovo de ouro. Mesmo com toda essa sorte, eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que assim não dava. Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram matá-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa, viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras. Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só, como tinham imaginado, nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua fortuna.
Moral: Não tente forçar demais a sorte.
Fábula de Esopo

A galinha dos ovos de ouro

Era uma vez um homem que tinha uma Galinha. Subitamente, em dia inesperado, a Galinha pôs um ovo de ouro. Ouro! Outro dia, outro ovo. Outro ovo de ouro! O homem mal podia dormir. Esperava todas as manhãs pelo ovo de ouro — clara, gema, gala, tudo de ouro! — que o tirava da miséria aos poucos, e aos poucos o ia guindando ao milionarismo. O fato que, antigamente, poderia passar despercebido, na data de hoje atraía verdadeiras multidões. E não só multidões. Rádios, jornais, televisão, tudo entrevistava o homem, pedindo-lhe impressões, querendo saber detalhes de cor de como acontecera o espantoso acontecimento. E a Galinha, também, ia dando aqui e ali seus shows diante dos jornais, câmara, microfones. Certa vez até, num esforço de reportagem, conseguiu pôr um ovo diante da câmara da TV Tupi. Porém o tempo passou e muito antes que o homem conseguisse ficar rico, a Galinha deixou de botar ovos de ouro. Desesperado o homem foi ocultando o fato, até que, certo dia, não se contendo mais abriu a galinha para apanhar os ovos que tivesse lá dentro. Para sua decepção não havia mais nenhum.

Então o homem — espírito bem moderno — resolveu explorar o nome que lhe ficara do acontecimento e abriu um enorme restaurante, com o sugestivo nome de Aos Ovos de Ouro. E isso lhe deu muito mais dinheiro do que a Galinha propriamente dita.

Moral: Cria galinhas e deita-te no ninho.


(Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. 12 ed. Rio de Janeiro: Nórdica. 1991, p.91-2)




COMO CRIAR UMA FÁBULA:

1) Pense em alguma mensagem, conselho ou algum ditado popular que você costuma ouvir.

2) Pense em uma situação que comprove este ditado ou conselho. Pode ser uma historinha bem simples.

3) Escolha personagens não humanos para viver esta história que você imaginou.

4) No final de tudo, escreva a "Moral da história", transmitindo a mensagem.


Boa sorte e bom trabalho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário