terça-feira, 12 de outubro de 2010

O que é leitura?





Segundo Kleiman (1995), a compreensão de um texto é um processo que caracteriza pela utilização do conhecimento prévio, isto é, o leitor utiliza o que ele já sabe, o conhecimento adquirido ao longo de sua vida. O sentido do texto é construído pelo leitor através da interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento lingüístico, o textual e o do mundo.


O conhecimento linguístico é aquele conhecimento implícito, não verbalizado, nem verbalizável na grande maioria das vezes, que faz com que falemos como falantes nativos. Ele abrange desde o conhecimento de como pronunciar português, passando pelo conhecimento do vocabulário e regras da língua, chegando até o conhecimento sobre o uso da língua.


O conhecimento textual está relacionado com a tipologia de texto: narrativo, descritivo, dissertativo etc. Quanto mais conhecimento textual o leitor tiver, quanto maior sua expressão a todo tipo de texto, mais fácil será sua compreensão dos textos lidos.


O conhecimento do mundo ou conhecimento enciclopédico pode ser adquirido formalmente (na escola)  como informalmente (no trabalho, na igreja, no sindicato etc). Ele abrange desde o domínio que um físico tem sobre sua especialidade até o conhecimento de fatos comuns “o gato é um mamífero”, “A Angola está na África”.


            Esses conhecimentos adquiridos ao longo da vida pelos leitores são armazenados na memória de longo prazo e no momento da leitura são ativados para construção do significado do texto. Assim, o ato de ler não poder ser visto como atividade passiva, pela qual o leitor depende apenas das informações contidas no texto, tendo em vista que muitos referentes não estão no texto, são referentes extra-lingüísticos e a sua recuperação depende do conhecimento de mundo ou enciclopédico do leitor. Pois segundo Paulo Freire (1985: 11-2) diz que:




A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior  leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquela. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto”.

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